



_edited.png)
O que é o protocolo Artro Regen?
O Artro Regen é um tratamento inovador, minimamente invasivo, realizado diretamente no consultório. Ele utiliza a mais avançada tecnologia de Medicina Regenerativa, com infiltrações articulares guiadas por ultrassonografia.
A técnica baseia-se na aplicação de células-tronco mesenquimais derivadas do tecido adiposo, como o Microenxerto Fragmentado de Gordura (SVF mecânico/Lipogems). Essas células ortobiológicas promovem um ambiente articular otimizado ao melhorar a lubrificação, reduzir o atrito e absorver melhor os impactos.
Além disso, atuam no controle da inflamação e modulam positivamente o sistema imunológico, graças aos fatores de crescimento e exossomos presentes nas células mesenquimais do tecido gorduroso.
Combinando ciência de ponta e técnicas avançadas, o protocolo Artro Regen tem como objetivo aliviar a dor, aumentar a mobilidade, reduzir a inflamação e retardar a progressão do desgaste articular.
Para quem é indicado o tratamento?




O protocolo é recomendado nos casos de:
-
artrose leve, moderada ou avançada de joelho e quadril
-
condromalácia patelar ou outras condropatias grau 3 e 4
Em pacientes que já estejam realizando um tratamento conservador há mais de 6 meses, com fortalecimento muscular, fisioterapia e ajustes de treinamento e que apesar dessas medidas, permanecem com desconforto ou dor articular, durante as atividades do dia a dia ou pratica esportiva.
Qual a substância utilizada na infiltração?
Células tronco mesenquimais derivadas do tecido gorduroso:
(SVF mecânico / Microenxerto Fragmentado de Gordura / Lipogems)
O tecido adiposo (gordura) é um dos maiores reservatórios naturais de células-tronco mesenquimais no corpo humano, contendo cerca de 300 vezes mais células-tronco por mililitro do que a medula óssea.
Atualmente, já é possível processar esse tecido gorduroso do paciente, para a obtenção do SVF mecânico (Stromal Vascular Fraction). O SVF obtido a partir do tecido gorduroso, contém uma mistura rica em células e componentes bioativos.
Ele é obtido por meio do processamento do tecido gorduroso, através de um dispositivo especial com registro da ANVISA, chamado Lipogems. Essa técnica preserva a matriz estrutural do tecido gorduroso, enquanto libera células-tronco mesenquimais e outros componentes regenerativos, como exossomos e fatores de crescimento.
Dentro do SVF, as células-tronco mesenquimais exercem uma série de funções terapêuticas por meio de seus exossomos (vesículas extracelulares) e fatores de crescimento, que atuam nas seguintes áreas:
-
Imunomodulação: Reduzem a resposta inflamatória crônica, característica da artrose.
-
Controle da inflamação: Aliviam o edema subcondral, ou seja, a inflamação no osso localizado logo abaixo da cartilagem, um importante gerador de dor.
-
Sinalização celular: Estimulam processos de reparo celular e cicatrização ao "instruir" outras células no ambiente articular.
Embora essas células não tenham a capacidade de "grudar" na lesão de cartilagem e regenerar a articulação completamente, elas são extremamente eficazes em:
-
Reduzir a velocidade de progressão da degeneração articular;
-
Melhorar a lubrificação da articulação, favorecendo a absorção de impacto;
-
Aliviar significativamente a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Por que o SVF é superior a outras terapias intra-articulares?
A matriz do tecido gorduroso processada, forma uma espécie de gel viscoso que permanece na articulação por um período superior do que substâncias como o ácido hialurônico ou o PRP.
Durante esse tempo, ele libera seus fatores de crescimento e exossomos de forma sustentada e gradativa, promovendo benefícios prolongados, como:
-
Redução sustentada da inflamação;
-
Melhora do microambiente articular, com impacto positivo na função e na dor;
-
Proteção articular contra o desgaste acelerado.
O uso de SVF mecânico, como o microenxerto fragmentado de gordura, representa um avanço significativo no manejo da artrose. Embora não seja uma cura definitiva, ele oferece uma abordagem poderosa para aliviar a dor, desacelerar a progressão da doença e melhorar a funcionalidade articular, proporcionando um tratamento eficaz e duradouro.
Como o procedimento é feito?
Realizado no próprio consultório médico em nossa sala de centro cirúrgico com anestesia local, nós iremos fazer a retirada de aproximadamente 150 ml de tecido gorduroso da região abdominal ou dos flancos. Em pacientes muito ansiosos, podemos associar a anestesia local, com uma sedação leve, semelhante a realizada nos procedimentos de endoscopia.
A retirada do tecido gorduroso, tecnicamente assemelha-se a uma lipoaspiração, entretanto, em uma lipoaspiração retirasse volumes superior a 5 litros de gordura, enquanto que para o preparo do SVF mecânico, utilizamos apenas 150 ml. Por esses motivos, o procedimento é muito seguro de ser feito, com baixíssimos índices de complicações.
Após a retirada do enxerto, nós iremos fazer o processamento do tecido gorduroso, através do dispositivo Lipogems. Esse dispositivo irá retirar as impurezas da gordura e concentrará a matriz do tecido gorduroso, junto das células tronco mesenquimais.
O produto final, será um gel viscoso, composto de matriz do tecido gorduroso, junto do SVF. Posteriormente, o produto é aplicado dentro da articulação afetada, com auxilio do aparelho de Ultrassonografia, garantindo que a substância seja aplicada no local exato da lesão.
_edited.png)
Qual a importância de realizar a infiltração utilizando o aparelho de Ultrassonografia para guiar o procedimento?
No protocolo Artro Regen, a ultrassonografia é uma ferramenta essencial para a realização de infiltrações, oferecendo um nível de precisão e segurança que transforma a experiência do paciente e os resultados do tratamento.
Com o ultrassom, é possível visualizar em tempo real a agulha e o alvo que queremos acertar, como tendões, bursas ou articulações. Essa precisão permite que o medicamento ou substância regenerativa seja aplicado exatamente onde é necessário, potencializando os benefícios do tratamento e minimizando os riscos de erro ou complicações.
Além disso, infiltrações realizadas "às cegas", sem o auxílio do ultrassom, podem apresentar uma taxa de erro superior a 40%, comprometendo a eficácia do tratamento.
A ultrassonografia também torna o procedimento mais confortável. A visualização em tempo real evita múltiplas tentativas de posicionamento da agulha, reduzindo o desconforto e promovendo uma experiência mais tranquila para o paciente.
Fazendo esse procedimento eu estarei curado da Artrose e da Condropatia?
Não. A artrose e as condropatias, são doenças degenerativas da cartilagem que até o momento não possuem uma cura definitiva.
Apesar de não ser um procedimento curativo, a infiltração com as células tronco do tecido gorduroso (SVF) é a opção injetável intra-articular mais efetiva e duradoura no alivio das dores, em pacientes que não podem ou não desejam realizar uma cirurgia como a prótese.
Outro beneficio, seria que além de melhorar as dores, estaremos retardando ao máximo a velocidade de evolução do desgaste da cartilagem.
Quanto tempo eu ficarei sem dor?
O tempo exato, irá depender de alguns fatores individuais como:
-
Gravidade da Artrose
-
Peso corporal
-
Alinhamento das pernas
-
Comprometimento com o fortalecimento muscular
-
Tipo de atividade física praticada
Artrose avançada, consideramos bons resultados quando o paciente refere melhora das dores por 12 a 16 meses.
Artrose inicial e intermediária, muitos pacientes permanecem com ótima função e melhora das dores por 24 meses ou mais.







